sexta-feira, 16 de abril de 2010

Battle of the Bands!

Heeey povo! Tô feliz hoje, sim, e aquele drama todo do outro post já foi resolvido.
.

Bom, o post de hoje é um quadro comparativo (tipo da Mundo Estranho) com duas das minhas bandas preferidas, uma das quais o Cracked fala muito bem, e a outra, muito mal. Resolvi brincar de comparar e fazer tipo um duelo \o/
.

NICKELBACK x RISE AGAINST

.
LETRAS
Nickelback: as letras são bem mais simplezinhas, muito mais diretas e a linguagem figurada é pobre. As rimas são fáceis e às vezes meio forçadas. De qualquer modo, a simplicidade dá um ar gostoso à música; é algo que você pode ouvir em basicamente qualquer idade (entendendo um mínimo de inglês, err) e entender sem muito esforço.
Rise Against: as letras deles, por outro lado, são pura poesia. Metáforas bem elaboradas, muita linguagem conotativa e rimas boas, além de uma fluidez que você não encontra em muitas músicas por aí. Cada vez que você ouve, desvenda uma figura de linguagem nova. E não é só um surto de inspiração - todas que eu conheço deles são assim, e eu conheço umas trinta.
PONTO DO RISE AGAINST \o/

.
A MÚSICA EM SI
Nickelback: Outra vez, eles apostam mais na simplicidade. Uma coisa que o Cracked criticou muito - e ouvindo bem, você meio que concorda - é que é bem "formulinha" o ritmo deles, apesar de eu gostar muito mesmo assim. A maioria das músicas, mesmo sendo "formulinha", é envolvente e fica na cabeça (só que de um jeito legal, não tipo a música do mamute). Eles têm bastante influência country, o que fica bem legal na grande maioria das músicas.
Rise Against: Muito mais diversificados, embora isso às vezes resulte em uma gritaria não muito boa. Têm as bem lentinhas, as médias, as super-róqui-pauleira... Realmente não tem muito padrão. O cantor grita um bocado, mas, quando não grita tem voz de anjo. Gosto muito!
PONTO DO NICKELBACK \o/

.

TEMAS
Nickelback: As músicas deles geralmente contam histórias, às vezes sobre a infância triste dos vocalistas, às vezes sobre casos amorosos. Os temas são bem delimitados: tem as músicas que falam de amor (que são lentinhas e clichês, realmente não curto mais a grande maioria), as extremamente promíscuas (mais pesadas no ritmo também, muito boas), as que falam basicamente "RIRARIAIRAIRIA, dorgas mano", e as revoltadas, que relembram o pai abusivo deles e coisas assim.
Rise Against: Os temas são mais vagos, mas - como o nome da banda já sugere - normalmente são revoltados. Falam bastante de política (como Hero of War, que conta a história de um soldado) e amores perdidos, além de umas revoltazinhas mais genéricas, que eu ainda não consigo entender direito sobre o que é que são. Mas eu gosto. Dá pra aplicar na vida real e cantar junto :D
EMPATE!
.


QUANDO OUVIR
Nickelback: Ouça quando estiver alegre. Como as músicas são facinhas e envolventes, são perfeitas para quando você estiver feliz, sem precisar se refugiar na música nem nada. Só cantar junto. Normalmente eles animam bastante uma pessoa já animada.
Rise Against: Triste? Revoltado? Bravo? Com medo? Ansioso? Qualquer sentimento ruim? Ouça, mas ouça no último volume, cantando como uma gralha. As músicas deles são quase um exorcismo, de tão boas que são em fazer você se sentir melhor.
PONTO DO RISE AGAINST \o/

.

POPULARIDADE
*OBS: Eu considero que, quanto mais uma banda aparece nas rádios, pior é. Você que já teve treze anos, ou convive com garotinhas de treze anos, sabe exatamente por quê.
Nickelback: Far Away, Photograph, If Everyone Cared, Someday, How You Remind Me, Never Gonna be Alone, todas essas foram sucessos no rádio. Daqueles que as menininhas de treze anos adoram ouvir. Mesmo assim, quando você fala "Nickelback" pra alguém, se a mente da pessoa não for pra nenhuma dessas musiquinhas melosinhas, a pessoa não faz ideia de que banda é. Então... Tá, não é uma lástima.
Rise Against: "quem? Rage Against the Machine?" É. Fora uns três amigos meus, não sei de ninguém que conheça. ASSIM ELES DEVEM PERMANECER, pelamor; se virar modinha, estraga!
PONTO DO RISE AGAINST \o/
.



GATEZA
Nickelback: Chad = credo.
Rise Against: Tim = cruz credo.
PONTO NEGATIVO PROS DOIS, IRRRC =P
.
MELHORES MÚSICAS
(botei o link pro youtube, só clique no título)
PONTO PARA OS DOIS! \o/
.
RESULTADO
Rise Against 4 x 2 Nickelback
VITÓRIA DO RISE AGAINST!
.
Mas ainda gosto muito dos dois e ouço ambos. Se tiverem sugestões pra mais um duelo desses... Foi divertido! Haha, comentem!

Nenhum comentário: